quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Santos Negros da Igreja Católica



É oportuno  no dia da Consciência Negra, conhecer ícones da aculturação. Que tal conhecermos Santos Negros da Igreja Católica?

             

 Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil , venerada na Igreja  Católica. Um título mariano negro, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

 

SANTO ELESBÃO. Elesbão foi um rei de Axum, na atual Etiópia(Abissínia), 47° da sua dinastia. Segundo a tradição, era descendente do rei Salomão e da rainha de Sabá. No século VI dC, Elesbão conseguiu expandir o reino cristão da Etiópia através do Mar Vermelho até a Península Arábica e o Iêmen, convertendo árabes e judeus à fé cristã.



  SÃO BENEDITO - Manifestou desde os dez anos uma pronunciada tendência para a penitência e para a solidão. Guardando rebanhos, entregava-se à oração, e os maus tratos que recebia dos companheiros foram a ocasião para se voltar com mais fervor para Jesus, fonte de toda consolação. Aos 18 anos, com o fruto de seu trabalho, provia a si mesmo e aos pobres.


 
São Moisés ele levou uma vida estelar, uma vez que trocou o inferno de sua sensibilização, pela humildade. Uma vez Moisés foi chamado para uma reunião de pais da igreja para julgar um homem. Ele chegou carregando uma cesta nas costas, com um furo na parte inferior onde escorria areia. Quando perguntaram o que era, ele disse: “É onde eu mantenho a minha quantidade de pecados. Eu os mantenho atrás de mim e estes são derramados para fora. Mas eu vim para julgar uma pequena falha?” Envergonhado, a vítima perdoou o agressor.

 

Santa Efigênia
Ela foi dedicada a Deus por 
Mateus, o Evangelista. Quando Hirtacus sucedeu o pai da santa no poder, o então soberano prometeu que daria metade de seu reino ao apóstolo caso persuadisse a filha do falecido monarca a se casar com ele. Mateus, então, convidou o rei a acompanhar a missa de domingo. Aproveitando que ele ali se encontrava, explicou-lhe que não poderia permitir que a jovem virgem firmasse matrimônio com ele, pois ela fora consagrada ao Senhor.




SANTA BAKHITA. O nome "Bakhita" que significa em idioma africano, "afortunada", "sortuda" ou "bem-aventurada", não lhe foi dado ao nascer mas lhe foi atribuído pelos raptores. Foi capturada e vendida por mercadores de escravos negros no mercado de El Obeid e de Cartum ao cônsul da Itália no Sudão, D. Calixto Legnani, que logo lhe deu carta de liberdade. No período de escravidão, Bakhita sofreu as humilhações, sofrimento físico, psicológico e moral dos escravos negros.

 SÃO MARTINHO DE LIMA. Aos 15 anos, resolveu dedicar-se à vida religiosa, tentando entrar num convento da Ordem de São Domingos, o que não foi fácil dada a sua condição de pobre e mestiço. Foi no convento de Nossa Senhora do Rosário que Martinho quis entrar na qualidade de doado, isto é, quase escravo, aceitando servir, não como frade, mas como irmãos cooperador, o lugar mais baixo na hierarquia da Ordem.



Santa Nhá Chica - Mulher humilde, era fervorosa devota de Nossa Senhora da Conceição e, a pedido da mãe, passou a vida inteira a dedicar-se à prática de caridade.
Responsável pelo
texto e imagens: Cássia Pereira
Fonte: Wikipédia
Blog da Rosa Margarida
Organização e postagem: Doraci Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário